Your Garden will not green-grow
-if you do not water it properly-


Labels

Thursday, March 6, 2014

Plantas anti-câncer - Plants with healing 'Benefits for Cancer

Ervas e Curas - O Glossário Herbal



Plantas anti-câncer

Posted: 06 Mar 2014 12:54 AM PST

                                     
 
Existem plantas que produzem substâncias antimitóticas, capazes de deter o crescimento de tumores malignos. Por exemplo, as plantas empregadas externamente contra as verrugas (Podofilo, Calêndula, Celidónia-maior, Figueira, Heliotrópio), Visco ou o Teixo.

Contudo, muitas dessas substâncias encontram-se ainda em fase de investigação.

O uso habitual destas plantas exerce uma comprovada ação preventiva do câncer. São indicadas para quem já tenha sofrido ou que tenha tendência de sofrer dessa doença, devido a fatores constitucionais ou hereditários.

CENOURA - Fornece caroteno (provitamina A), agente antioxidante que previne o desenvolvimento do câncer. Use sua raiz crua, cozida ou o suco

ALHO - Previne os tumores malignos, especialmente os do aparelho digestivo. É usado cru, extrato, e a decocção das folhas secas

CEBOLA - Previne o câncer intestinal, regula a flora do intestino e detém os processos de putrefação; Usa-se crua, em suco fresco, cozida ou assada.

COUVE - Previne o câncer possivelmente pelo seu conteúdo em caroteno. Usa-se o suco da planta fresca.

VISCO - Destrói as células tumorais, estimulando a imunidade celular. Usa-se a Infusão ou maceração das folhas secas.

EQUINÁCEA - Previne tumores malignos, aumenta os leucócitos. É útil na radioterapia e quimioterapia. Usa-se o decocto da raiz, ou em preparados farmacêuticos.


         


AVELOZ
 
Arbusto exótico pode ser a chave para a vitória na batalha contra o câncer! O aveloz agora está sendo usado para tratamento de redução de tumor de câncer."

"Uma gota de seiva de aveloz, diluída em um copo de água destilada e tomada com uma colher de sopa a cada hora, elimina os crescimentos cancerosos em uma semana."

Estas são apenas algumas das frases usadas para a publicidade do aveloz, um remédio preparado a partir da seiva leitosa de um arbusto brasileiro de nome cientifico Euphorbia tirucalli.

As seivas de várias espécies de Eufórbia têm sido utilizadas em medicina popular desde pelo menos 400 A.C. devido às suas propriedades corrosivas. A Eufórbia é vulgarmente conhecida como mata-verrugas porque sua seiva - usada pelos indígenas do Amazonas e posteriormente pelos colonizadores holandeses, portugueses e gauleses no nordeste do Brasil - era considerada eficaz quando aplicada em verrugas e tumores, particularmente nos localizados na face.

Sabe se que um médico brasileiro chamado Panfílio introduziu o aveloz na medicina convencional pelos anos 1880 ou 1890, mas esta planta permaneceu obscura até a década de1980. Hoje é vendida nos Estados Unidos e Brasil em forma líquida por médicos naturalistas. A literatura promocional recomenda o consumo de cinco gotas em meio copo de água ou chá de ervas, três vezes ao dia, para o tratamento de câncer, tumores benignos, cistos e verrugas. O aveloz também é comercializado na forma de pomada para aplicação local.

 Por ser uma espécie relativamente pouco conhecida, a planta do aveloz, aparentemente, nunca foi analisada quimicamente. Entretanto, é de amplo conhecimento que cerca de 90% das espécies da família das Euphorbiaceas (eufórbio) produzem uma seiva branca semelhante ao látex que é extremamente irritante para a pele e membranas mucosas e podem produzir inflamação na pele, conjuntivite nos olhos, queimação na boca e garganta, diarreia, e gastroenterite.

Os pesquisadores já demonstraram que os extratos de certas plantas na família das Euphorbias realmente demonstram atividades anti leucémicas que poderiam se; atribuídas ao fato de que contêm certos ésteres diterpénicos.



Precauções: 

O aveloz, da mesma forma que pode ser benéfico contra o câncer pode causá-lo também, a gota de látex em agua deve ser tomada da seguinte forma... a parte que ficar SOLÚVEL na água é a parte benéfica, a parte INSOLÚVEL (sobrenadante), o látex que fica "boiando" não deve ser ingerido pois este pode piorar o câncer.

Anis estrelado

Posted: 05 Mar 2014 01:50 PM PST

 
                        
 

ANIS ESTRELADO (Illicum Verum) (planta). O anis estrelado é o fruto. É originário da China. Tem um sabor forte, picante e algo doce.
 
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ANIS ESTRELADO
 
O chá de Anis estrelado é indicado para: gripes, cólicas, náuseas, doenças da bexiga, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expetorante, fluidificante das secreções brônquicas, antisséptica, aromática, calmante, carminativo, digestivo, diurético, estimulante, estomáquico...

 É sonífero, abre o apetite, acalma inflamações do estômago e é um antídoto contra mordeduras de escorpiões e, além disso, tonifica o coração, é expetorante, antisséptico, cura os soluços, elimina o mau hálito. Tomado em infusão (30 gramas de sementes para um litro de água) combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais.
 
O anis é uma planta digestiva e estimulante. Evita náuseas, enjoos e vômitos. Alivia cólicas, combate o reumatismo, é diurético, digestivo e estimulante. Usa-se contra dores nervosas, catarros, tosse crónica e digestões lentas, é um antídoto contra mordeduras de escorpiões e, além disso, tonifica o coração.
 
As sementes, em infusão, abrem o apetite, eliminam gases e cólicas e aumentam a secreção de leite nas mães grávidas. Melhora a memória e acalma a tosse.
 
Alivia cólicas, combate o reumatismo, é diurético, digestivo e estimulante. Usa-se contra dores nervosas, catarros, tosse crónica e digestões lentas. 
 
O “Anis Estrelado”, também conhecido por erva doce, nasce numa árvore da mesma família da Magnólia, que pode alcançar cinco metros de altura e é a partir do seu “fruto” acastanhado em forma de estrela que se produz o, até agora, mais potente fármaco capaz de travar a propagação da terrível estirpe do vírus da gripe aviária – H5N1.
 
A Planta existia apenas em quatro províncias chinesas, mas a sua cultura generalizou – se no mundo ocidental quando chegou a Europa pela mão dos ingleses.
 
Conhecido por ter um efeito antisséptico, anti – inflamatório, calmante, digestivo e diurético, o “Anis Estrelado” foi utilizado durante milhares de anos na Ásia Ocidental como tempero para alguns pratos e mais tarde como tratamento medicinal, e em recentes pesquisas apontam como a nova arma contra a Gripe H1N1 (Gripe Suína).
 
                   

Tomado em infusão (30 gramas de sementes para um litro de água) combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais. O anis é uma planta digestiva e estimulante. Evita náuseas, enjoos e vómitos. Em chá melhora a memória e acalma a tosse. Não se deve administrar essência de anis a crianças.
 
 
CHÁ DE ANIS ESTRELADO
 
Para uma xícara de infusão de anis-estrelado, você irá precisar de:
- Cerca de 8 estrelas de anis-estrelado, de preferência trituradas.
- Cerca de 200 ml de água
 
PREPARAÇÃO DO CHÁ

1- Ferva a água e adicione-a aos frutos (estrelas) de anis-estrelado.
2- Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma dose eficaz em substâncias ativas)
3- Beba uma xícara, várias vezes ao dia, se possível após cada refeição, em caso de distúrbios digestivos.

PARIETÁRIA

Posted: 05 Mar 2014 01:06 PM PST

                                      

Parietaria officinallis. 
 
Descrição : Planta da família das Urticaceae, cresce em muros velhos. Pequena planta verde de folhas alongadas e flores verdes. Vivaz que atinge até 30 cm de altura e cresce em regiões de diferentes climas ao longo de todo o Brasil. Tem folhas cobertas por uma penugem não urticante. Parece um pouco com a urtiga brava. Também conhecida como parietária, alfava-de-cobra, tiritana; erva dos muros...
 
Partes Utilizadas : Caules e folhas.
 
Propriedades : Diurética, anti-inflamatória, adstringente e emoliente.
 
Indicações : Afeções das vias urinárias e rins; para uso externo é usado para curar feridas, queimaduras, fissuras anais e labiais.
 
Princípios Ativos : Sais de potássio, taninos, princípios amargos, mucilagens, enxofre e flavonoides.
 
Modo de usar :
 
Infusão, preparada com 30 gramas da planta para cada litro de água e se toma em copo grande, várias vezes ao dia.
 
O pó da parietária incorporado ao mel para tratamento da asma e da tísica pulmonar.
 
Aplica-se também em uso externo um unguento com vaselina para angina, sobre a garganta. Para queimaduras e contusões, cozinha-se as folhas até a consistência necessária, coloca-se num vaso vitrificado, juntamente com 20 gramas de farelo e farinha, 15 gramas de malva, uma colher de óleo e outra de vinho.

Hipérico ou Erva de S. João

Posted: 05 Mar 2014 12:34 PM PST

                                                               
                                                             ~  Erva de S. João  ~
 
O hipérico (Hypericum perforatum, Hypericaceae) é um arbusto com uma grande quantidade de flores amareladas, muito bonitas, que contém alta concentração de hipericina, pseudohipericinas e xantona que influenciam os neurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a dopamina e reduzem a atividade adrenérgica que é elevada em casos de depressão.
 
Por isso, tornou-se conhecida por suas propriedades calmantes e antidepressivas, sendo especialmente usada nesses casos com excelentes resultados, principalmente porque os medicamentos antidepressivos costumam causar efeitos colaterais, assim, uma infusão natural sempre é mais interessante...
 
Precauções e advertências

• Hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula.
• Lactação e gravidez.
• Não usar em episódios de depressão grave.
• Não tomar o medicamento durante o tratamento com anticoagulantes (ex. varfarina).
• Pode diminuir os efeitos de contracetivos orais e de medicamentos para o tratamento da asma (à base de teofilina) ou de medicamentos à base de digoxina.
• Este medicamento não deve ser usado em associação com outros antidepressivos e até duas semanas após o término do tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAO).
• Existe interação de medicamentos à base de H. perforatum com ciclosporina, anticoagulantes cumarínicos, anticoncepcionais orais, teofilina, digoxina, indinavir e possivelmente outros inibidores da protease e transcriptase reversa, prejudicando os efeitos destes. Isto ocorre devido à capacidade do Hipérico de aumentar a eliminação de outras drogas.
• Não é recomendado utilizar este medicamento com clorpromazina ou tetraciclina.
• O extrato de H. perforatum não demonstrou interação com o álcool em estudos farmacológicos, porém sabe-se que o álcool pode piorar o quadro depressivo.
• O hipérico pode diminuir a secreção de prolactina. Informe seu médico se ocorrer gravidez ou se iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
• Deve-se evitar a exposição ao sol ou aos raios ultravioletas, principalmente sem proteção, devido ao efeito fotossensibilizante do hipérico.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

Fissura anal ou mamilar

Posted: 05 Mar 2014 12:16 PM PST


Fissura Anal ou mamilar: Rachadura superficial da pele em leque ou em círculo ao redor do orifício anal ou dos mamilos, comumente dolorosa ou com prurido.

Plantas Indicadas: Amaranto Áspero, Camelina (sementes), Carvalho (casca), Mil Folhas, Parietária, Castanheiro-da-índia, Couve (triturada em papa), Hipérico, Lírio (pétalas), Marmelo (sementes), Mamona.


Banho de assento de anis estrelado, duas colheres de sopa para um litro de água, 2 vezes ao dia por 4 dias.

Para as hemorroidas também funciona muito bem banho de assento com infusão de gengibre, o gengibre é anti-inflamatório e analgésico.

CHÁ DE INHAME

Posted: 05 Mar 2014 06:13 AM PST




Modo de preparo: Retire a casca de um Inhame e ferva em 1 copo (requeijão) de água.

Posologia: Tomar em jejum 1/2 copo, durante 7 dias, de preferência a partir do 7º dia do ciclo até o 14º.

Ação esperada do medicamento: super estimula a produção dos ovários promovendo a liberação de 2 (dois) ou mais óvulos e/ou prolonga o período fértil, fazendo durar o tempo disponível do óvulo para fecundação.

Efeitos colaterais: pode provocar nauseas, diarréias e vômitos.

Precauções: qualquer sintomas adversos suspender o uso do medicamento.

Contra Indicações: Não utiizar em crianças, gestantes, pessoas com disfunções intestinais e idosos.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!

1. O Chá tem que ser consumido no mesmo dia, como a casca fica embaixo da terra, tem que ferver muito bem, uns 5 minutos no mínimo!, então praticamente 1/2 copo acaba evaporando...

2. Não faz mal tomar, mas para quem não quer tomar a baba gosmenta, pode retirar só a casca, raspando cuidadosamente com a faca, ao invés de ir cortando.

3. O melhor inhame é o tipo (chinês) aquele redondinho e cabeludinho, pois a casca tem mais propriedades.

Observação: Cuidado com o tipo de inhame que for utilizar, pois há alguns tipos de inhame que pode ser tóxicos à saúde.

Chá de inhame para estimular naturalmente a ovulação

O chá de inhame além de muito nutritivo, traz inúmeros benefícios à saúde de um modo geral. Melhora o funcionamento do sistema imunológico, ajuda na produção natural de insulina do organismo, estimula a ovulação naturalmente e é rico em vitamina B6, a vitamina que mais traz benefícios a fertilidade feminina.

Muito tem se falado do inhame como indutor de ovulação, e algumas críticas equivocadas vem aparecendo com certa frequência.
Hoje, falaremos um pouco mais sobre a ação do chá de inhame como indutor natural de ovulação, e apresentaremos uma opção tão poderosa quanto o chá.

Chá de inhame para induzir a ovulação

Assim como os indutores Clomid, Indux e Serophene, o chá de inhame potencializa a ovulação, promovendo um maior número de folículos primários, e eventualmente produzindo mais de um folículo dominante (folículo que libera o óvulo).Além de o inhame ser rico em vitamina B6, que age diretamente na fertilidade de homens e mulheres, ele possui uma substância chamada fito-hormônio Diosgenina, que em nosso organismo se transforma em dehidroepiandrosterona (DHEA). Essa por sua vez pode ser convertida em estradiol, progesterona entre outros.O índios da tribo Potey ( extinta) afirma que o chá de inhame consumido nas duas primeiras semanas de um ciclo menstrual, melhora a fertilidade, convertendo a diosgenina em outros dois hormônios essenciais para a ovulação, o hormônio luteinizante(LH) e hormônio folículo-estimulante(FSH). O FSH é o responsável por estimular o crescimento dos folículos e o LH, responsável pela liberação do óvulo pelo ovário.

A ação do chá de inhame no organismo feminino, é bem semelhante a ação dos indutores de citrato de clomifeno, mas de forma menos agressiva. Diferente do citrato de clomifeno que não tem ação benéfica na proliferação da camada interna do útero, o chá de inhame se mostra capaz de promover uma aumento de progesterona após a ovulação, auxiliando na espessura endometrial adequada para implantação do embrião.

O chá de inhame e a síndrome dos ovários policísticos

A pergunta que não quer calar é : Quem tem ovários policísticos pode tomar o chá de inhame? Primeiro é preciso dizer que ter alguns microcistos nos ovários não indica que você tenha a síndrome (SOP). A SOP é caracterizada principalmente por importantes alterações hormonais, tais como, aumento de testosterona, resistência a insulina, alterações com o FSH, LH, T3, T4, T4 livre e TSH,SHBG e SDHEA.

Se o seu diagnóstico for realmente de SOP, e existirem principalmente alterações nos níveis de Testosterona, o uso do inhame é contra indicado.
Testosterona demais no organismo da mulher impede que os hormônios femininos trabalhem normalmente, e com isso os descontroles e os microcistos aparecem. O chá de inhame pode aumentar os níveis de testosterona, e por isso, pode não ser sua melhor opção.

Mas existe uma contradição quanto a isso, já que alguns nutricionistas recomendam o inhame como forma de combater a resistência a insulina presente na síndrome dos ovários policísticos. A nutricionista Patrícia Bertolucci é uma das que defendem o uso do inhame para portadoras da síndrome.

O chá de inhame pode desregular o ciclo menstrual?

Esse é um ponto importante a ser esclarecido. Muitas mulheres vêm se queixando de ciclos mais longos após o uso do chá de inhame para estimular a ovulação.

De fato os ciclos podem ser mais longos, mas isso não indica que o chá de inhame prejudicou o seu ciclo. Assim como acontece com o uso de indutores de ovulação, os folículos são mais estimulados e crescem um pouco mais do que cresceriam sem o estímulo do chá. Portanto é seguro afirmar que o chá de inhame não prejudica o ciclo, o chá de inhame prolonga o período fértil de algumas mulheres, e isso pode ser considerado como um ponto positivo. Assim você tem mais oportunidades de “treinar”, e possivelmente terá óvulos de mais qualidade.

Não gosto do sabor do chá de inhame, existe outra opção?

Nem todas suportam o aspecto gosmento que o chá de inhame pode apresentar quando feito de forma correta. Como alternativa para as mulheres que não se deram bem com a ingestão do chá de inhame, ele pode ser substituído pelas cápsulas ou mesmo pelo elixir de inhame. Há quem diga que o elixir é a forma mais potente do inhame, já que existe uma maior concentração de todas as suas propriedades.
O elixir de inhame promete o mesmo efeito, sem o aspecto mais viscoso do chá.

Como tomar o chá de inhame para estimular a ovulação

Quando in natura o inhame pode ser consumido cozido, refogado, em forma de chá ou suco.

O chá de inhame deve ser tomado em jejum por 8 dias, e o primeiro dia de ingestão pode variar de acordo com o seu ciclo.
O ideal é tomar o chá de inhame até no máximo o dia da ovulação. Se o seu ciclo for de 28 dias, vai consumir o chá do 7º ao 14º dia do ciclo, se for um ciclo de 30 dias, vai consumir do 9º ao 16º dia, e assim por diante.
Para saber exatamente quando deve começar e parar de tomar o chá é preciso que você conheça o seu ciclo ou pelo menos tenha uma ideia de como ele funciona.
Se sua menstruação nem sempre segue um padrão regular, o melhor é consumir o chá de inhame da seguinte forma.

Ciclos que sempre adiantam : do 5º ao 11º dia do ciclo
Ciclos que sempre atrasam : do 9º ao 16º dia do ciclo
Pode não ser a forma perfeita, mas com certeza é a mais indicada para ciclos irregulares.

Receita do chá de inhame

250 ml de água
Cascas de 1 inhame médio

Lave bem as cascas e deixe ferver bem até que o líquido reduza pela metade.

Como tomar o elixir de inhame para estimular a ovulação

A posologia (forma de tomar) é de 2 colheres de sopa( aproximadamente 15 ml), em jejum por 8 dias até no máximo o dia da ovulação.

O elixir de inhame pode ser encontrado em casas que vendem produtos naturais. Seu valor está em torno de vinte reais. Um frasco de elixir de inhame é o suficiente para dois ciclos.

No caso das cápsulas, recomenda-se de 1 a 2 cápsulas em jejum pelo mesmo tempo de administração do chá de inhame e do elixir de inhame.

Inhame para engravidar

Como tudo o mais que surge para ajudar a induzir a ovulação, o chá de inhame, embora seja um ótimo indutor de ovulação natural, pode não funcionar para todas e nem todas se adaptam a seus efeitos. Isso acontece até mesmo com os medicamentos indicados pelos médicos. Quantas mulheres já fizeram uso de indutor de ovulação e não obtiveram sucesso ? Quantas tiveram reações desagradáveis? Quantas acharam que o indutor prejudicou o ciclo por "atrasar" a menstruação ?

O mais importante sempre é adquirir a maior quantidade possível de informação sobre o produto a ser utilizado e ouvir a opinião do seu médico de confiança.

Essas campanhas equivocadas de "Pare de tomar o inhame agora", são infundadas na grande maioria dos casos. O chá de inhame não desregula o ciclo e o chá de inhame não causa descontrole hormonal. Ele pode em alguns casos prolongar o período fértil e isso não tem nada de negativo, muito pelo contrário. Para saber se vai ajudar no teu caso em específico, é preciso que você tenha conhecimento da sua real condição.Pé no chão e esperança no coração

Composto de óleo essencial de Zimbro pode tratar osteoartrose

Posted: 17 Feb 2014 09:50 AM PST

            
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) identificou um composto natural, extraído do zimbro, com elevado potencial para o tratamento da osteoartrose, a principal causa de incapacidades motora e laboral a partir dos 50 anos.

 
O composto identificado é o afla-pineno, também presente no eucalipto e pinheiro, que, para a investigação em causa, iniciada em 2007, foi extraído do juniperus oxycedrus, vulgarmente conhecido por zimbro, cedro-de-espanha, oxicedro ou cade.
A osteoartrose, conhecida também por reumatismo ou artrose, é uma doença que atinge fundamentalmente a cartilagem das articulações - que funciona como amortecedor e lubrificante para garantir os movimentos - e provoca dor, rigidez, limitação de movimentos e, em fases mais avançadas, deformações.
"Não existe um medicamento eficaz para o tratamento da artrose, que afeta milhões de pessoas e cada vez mais, porque a população está a envelhecer", disse hoje à Lusa Alexandrina Mendes, coordenadora da avaliação farmacológica do estudo, que visa desenvolver um medicamento "capaz de travar a doença e promover a regeneração do tecido da cartilagem".
A investigadora sublinha que o composto identificado pela equipa demonstrou uma "forte seletividade para a cartilagem, não atuou num leque de outras células do organismo", o que é "um bom indicador de que não provoca efeitos colaterais".
"São resultados bastante promissores, mas são ainda necessários muitos passos até podermos chegar a um medicamento", disse, sublinhando a "importância da realização de ensaios com animais, para comprovação da eficácia e de que não há efeitos tóxicos". 
Para o avanço para os ensaios pré-clínicos, com animais, é necessário financiamento que ainda não está assegurado, afirmou Alexandrina Mendes, referindo que o projeto foi submetido à Fundação para a Ciência e Tecnologia e estão em curso contactos com a indústria farmacêutica.
Além do alfa-pineno, a investigação permitiu ainda a identificação de um "conjunto de óleos essenciais de plantas da flora ibérica", mais concretamente de plantas endémicas de algumas regiões de Portugal (como Quiaios, na Figueira da Foz, e Serra da Estrela), "com moléculas bastante ativas sobre a doença articular crónica mais comum".
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoartrose é "uma das 17 doenças prioritárias na área da prevenção e tratamento", refere a nota hoje divulgada pela UC.
"A evolução da doença é um processo longo com custos diretos (consultas, medicamentos, cirurgia) e indiretos (produtividade reduzida e absentismo laboral) muito elevados, tanto para o doente como para o Serviço Nacional de Saúde", conclui Alexandrina Mendes.
O estudo em curso tem a colaboração do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e envolve sete investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da UC, com a vertente da obtenção dos óleos essenciais e sua caracterização química a ser liderada por Carlos Cavaleiro.

 
 
Fonte:

Zimbro

Posted: 17 Feb 2014 09:40 AM PST

                                       Juniperus communis
ZIMBRO Juniperus comunis - Cupressáceas

Possui ramificações finas, folhas aciculadas, lineares e picantes. As flores são de cor verde claro e os frutos são constituídos por bagas, que quando maduros, tornam-se de cor violeta azulado escuro. A floração ocorre na primavera.

ASMA: - Vinho de Zimbro - Esmagar um pouco em um pilão 50 gr de bagas de Zimbro e cerca de 10 gr de casca de Limão. Em seguida, colocar tudo em 1 litro de vinho branco. Macerar por uma semana e consumir em cálices 2 vezes ao dia.

BRÔNQUIOS: Infusão - Em ½ litro de água fervente, colocar 8 bagas de Zimbro, deixando em infusão por 15 minutos.

DIURÉTICO: - Elixir de Zimbro - Macerar por 7 dias em 1 litro de vinho branco 75 gr de bagas de Zimbro. Filtrar e tomar 3 cálices ao dia.

ESTÔMAGO: - Logo após as refeições, mastigar e deglutir 4 ou 5 bagas de Zimbro. Aumentar a dose a cada dia, até chegar a 12, quando então deve-se diminuir a dose até o número inicial.

MAU-HÁLITO: - Infusão - Misturar 60 gr de bagas de Zimbro, 20 gr de folhas de Alfavaca e 20 gr de pétalas de Rosa vermelha. Colocar 5 gr da mistura em uma xícara de água fervente. Filtrar e tomar logo após as refeições.

REUMATISMO: - Fricções - Macerar por 10 dias, em 100 gr de álcool 60o , 10 gr de bagas de Zimbro trituradas. Findo o prazo, filtrar o álcool e colocar numa garrafa com tampa esmerilhada. Friccionar o local atingido com o álcool.
 
                       

O uso das Plantas na Saúde ao longo dos Milénios

Posted: 17 Feb 2014 09:15 AM PST

 


Os Gregos usavam ervas e óleos aromáticos nos rituais religiosos. Estavam convencidos de que somente os deuses poderiam ter criado aromas tão profundos e pensavam que os aromas naturais podiam ser uma ponte para alcançar o Olimpo e receber as forças dos deuses, proteção, cura e beleza.

As tribos de Papua-Nova Guiné, na Oceânia, aprenderam a usar as plantas como remédio. Não somente para tirar a dor ou para desinfetar ferimentos, mas também para baixar a febre e na prevenção contra a malária. As poções eram feitas de plantas extraídas das florestas. Os farmacologistas franceses ficaram impressionados e durante oito meses pesquisaram as drogas dos curandeiros. No término de seus estudos descobriram que os vegetais realmente curam. A Piper claribracteatum é uma trepadeira eficaz contra a malária e a febre, além do seu efeito analgésico. A casca do tronco da árvore Euphorbiacea omphalea é outro remédio natural usado para prevenir a malária. Outro recurso natural é a casca da Harpulia ramiflora radik, usada contra fungos.

Plantas Energéticas

Catuaba, Cipó-cravo e Marapuama. Os nomes podem ser exóticos e realmente têm a ver com as tribos indígenas do país. Estas três plantas nativas da Flora do Brasil atuam como estimulantes físico e mental, e, em solo brasileiro antes mesmo da colonização, ainda hoje são ideais para o tratamento de males contemporâneos, como a fadiga causada pelo estresse, velho conhecido de quem trabalha demais.

Reconhecidas e descritas há mais de 50 anos, as três plantas medicinais associadas num composto resultam em poção quase mágica. Ele ajuda a aumentar a frequência cardíaca e respiratória. Com isso, o organismo fica mais preparado para enfrentar o desgaste do dia-a-dia e funciona como uma dose de coragem na hora da prática de atividades esportivas.

Farmácia da natureza é mesmo um estoque e tanto de saúde

A médica Patrícia Vieira Machado, especialista em Fitoterapia do laboratório Flora Medicinal, no Rio de Janeiro, explica como cada erva age. “A Catuaba (Anemopaegma mirandum ) é um tipo de arbusto originário da Amazônia. Além de melhorar o processo digestivo, ela interfere nos impulsos nervosos motores por causa de uma substância denominada iombina, que penetra com facilidade no sistema nervoso central”, afirma a médica. E destaca outros efeitos benéficos da planta: “Ela aumenta ainda a pressão arterial e a frequência cardíaca, melhorando a circulação sangüínea e intensificando a ação motora”.

De aroma agradável, semelhante ao Cravo-da-índia, o Cipó-cravo (Tynnanthus fascicilatus) age também como tônico geral, combatendo a debilidade física e a fadiga muscular. De acordo com a Dra. Patrícia Vieira, sua ação foi comprovada através de estudos laboratoriais, nos quais foram identificados efeitos estimulantes da atividade motora e aumento da frequência respiratória. “Por isso, ele intensifica a oxigenação sanguínea, melhorando os processos metabólicos, sobretudo durante a atividade física”, diz.

Velha conhecida dos índios brasileiros a Marapuama é tônico do corpo e do desejo.

Utilizada pelos índios como excitante do sistema nervoso central e por sua ação antidepressiva e afrodisíaca, a Marapuama (Ptychopelatum olacoides) é uma árvore típica da região Amazônica. Única planta que teve seus efeitos testados clinicamente em seres humanos, os resultados confirmaram sua atuação como estimulante da libido. “Um estudo realizado com 262 homens, com queixa de diminuição da libido, mostrou que 62% dos pacientes apresentaram uma melhora significativa depois do tratamento.

O Alho é antigo...Muito antigo...

Nos primórdios da nossa civilização já era usado pelo homem, tanto como recurso culinário como recurso terapêutico. Gravações antiquíssimas nos contam que o alho era usado como remédio por chineses, babilônios, gregos e romanos muito antes do nascimento de Cristo. Na Sicília e em outros lugares da Europa o alho cresce espontaneamente. Russos e búlgaros atribuíram ao hábito de ingerir alho a causa principal de sua saúde e vitalidade. Durante a Primeira Guerra Mundial as forças armadas britânicas usaram muito o alho para impedir infeções. No Brasil o alho é muito conhecido e usado, tanto na cozinha como na farmácia.

Seu nome botânico do Alho é Allium Sativum L., e pertence à família Liliaceae , e o bulbo é a parte utilizada.

A ação do alho como fitoterápico é expectorante, anti-séptica pulmonar, analgésica, anti-inflamatória, anti-bacteriana, tônica, hipotensora, vermífuga, hipoglicemiante, febrífuga, anti-plaquetária, anti-oxidante e hipocolesterolemizante. Diminui a viscosidade sanguínea e é anti-helmíntico. São muitas suas propriedades farmacológicas...

Abaixo você encontra uma lista de ervas, suas correspondências (planetas e elementos) e as propriedades mágicas. O uso mágico das ervas é muito simples, você pode preparar um banho mágico, pode usá-la como um amuleto colocando-a em um saquinho de tecido, em magia das velas, e muito mais.

Natureza - Mistérios Antigos

Secá-las e deixá-las penduradas em algum lugar de sua casa também é uma forma poderosa de atrair as forças mágicas destas ervas.

Todas as ervas que são citadas neste site não têm nenhuma contraindicação, mas antes de usá-las, aconselhamos procurar seu médico!


A

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Usado em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta. Está ligado a fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade.

Açafrão (Crocus sativus)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Usado em rituais de prosperidade e cura.

Alho (Allium sativum L.)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismos. Os antigos gregos colocavam o bulbo do alho em um monte de pedras em um cruzamento como uma oferenda à Hécate.

Amêndoas (Prunus amygdalus [doce] Amygdalus communis - amarga)

Antigamente as amêndoas eram conhecidas por prevenir a intoxicação, no tempo medieval as amêndoas eram adicionadas as refeições por esse mesmo propósito. Além disso, a amêndoa é consumida para dar inteligência.

Angélica (Angelica archanegelica)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

A raiz dessa erva guardada em um saquinho de tecido azul, funciona como um poderoso talismã protetor. A raiz também pode ser colocada em um saquinho de tecido branco ou azul, e pendurado na janela para proteger a casa e as pessoas que moram nela de todo o mal.

Anis (Pimpinela anisum)

Planeta: Júpiter

Elemento: Ar

Usado para proteção. Um travesseiro feito com anis, proporciona um sono tranqüilo e sem pesadelos. É considerado um ótimo protetor contra olho gordo.

Avelã (Corylus spp.)

Planeta: Sol

Elemento: Ar

A madeira é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão.Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando dois galhos juntos com um cordão vermelho ou dourado.

B

Bálsamo de Gilead (Populus candicans)

Planeta: Saturno

O botão pode ser usado para curar um coração partido. Também é usado em feitiços de amor e proteção.

Basílico (Ocimum basilicum)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro. Há tempos atrás acreditava-se que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basil no corpo dele.

Baunilha (Vanilla aromatica ou Vanilla planifolia)

Planeta: Júpiter

Elemento: Fogo

Usado para encantamentos de amor, e o óleo de baunilha tem função afrodisíaca.

Benjoim (Styrax benzoin)

Planeta: Sol Topo

Elemento: Ar

Usado como incenso para purificação.

C

Camomila (Anthemis noblis)

Planeta: Sol

Elemento: Água

Usado em encantamentos e em rituais de prosperidades. Estimula o sono. O chá acalma e tranqüiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor.

Canela (Cinnamonum zeylanicum)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Usado como incenso para cura, clarividência, vibrações espirituais. Conhecida como um poderoso afrodisíaco.Usado em feitiços de prosperidade. Muito usada também em feitiços de amor.

Carvalho (Quercus alba)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Árvore sagrada em muitas culturas. Queimar folhas de carvalho purifica. A madeira é usada para fazer bastões de todos os tipos. O fruto de carvalho pode ser usado para fazer encantamentos de fertilidade, preservar a juventude, evitar doenças. O homem pode usar o fruto de carvalho para aumentar seu poder sexual.

Cebola (Allium cepa)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo Topo

Usado para proteger e curar.

Cipestre (Cupressus spp.)

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

A fumaça do cipestre pode ser usada para consagrar instrumentos mágicos.

Coentro (Coriandrum sativum)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Usado em feitiços de amor.

Cominho (Carum carvi)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Usado em encantamentos de amor para atrair a pessoa amada.

Cravo (Dianthus caryophyllus)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Na época da inquisição as bruxas carregavam o cravo consigo para prevenir-se da captura ou enforcamento. Gera energia no ritual quando usado como incenso.

Cânfora

Usada como perfume, óleo e bálsamo.

Chicória

Usada como sache, talismã, amuleto e óleo. Fortifica as amizades e traz dinheiro.

D

Dill (Anethum graveolens)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Fogo

Usado em feitiços de amor. Pendurado em quarto de crianças para protegê-las. Em tempos antigos o dill era usado para se proteger contra bruxarias. Colocam-se seus ramos pendurados atrás de portas e janelas para proteção da casa.

Dente-de-Leão

Usado como sache e poção. Sonhar com esta erva traz má sorte.

E

Espinheiro (Crataegus oxyacantha)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Usado em "saquinhos" de proteção. Na antiga Grécia e Roma, era associado a felicidade no casamento. Pode ser queimado como incenso quando você precisar de energia e dinamismo em sua vida, e quando precisar refletir sobre sua vida.

Eucalipto (Eucalyptus globulus)

Planeta: Lua

Elemento: Ar

Usado em rituais de cura, e em feitiços de todos os tipos. Pode ser utilizado para cura colocando as folhas em volta de uma vela azul e em seguida queimá-la. Também pode ser pendurada em volta do pescoço para curar resfriados e dores de garganta.

Ênula-Campana

Usam-se suas folhas secas como filtro amoroso. Faça-o na noite de São João, à meia-noite. Este filtro deve ser colocado em um saquinho de cetim verde. Leve-o junto ao coração e faça o pedido. Esfregue depois este filtro na pele do ser amado sem que este veja.

Erva-moura

O chá feito com suas folhas é um excelente remédio para os órgãos genitais femininos. Suas sementes são usadas com a mirta, como poderoso incenso contra miasmas astrais.

Espinheiro cervical (Coroa de Cristo)

Colocada atrás das portas e janelas da casa é uma poderosa proteção.

Erva-doce

Usada com sache, óleo, incenso, perfume e culinária. Traz coragem e vida longa. O incenso, quando queimado perto de alguém que não gosta de nossa pessoa, faz com que esta se aborreça com seu aroma.

F

Freixo (Fraxinus excelsior)

Planeta: Sol

Elemento: Água

Usado para fazer vassouras, e bastões de cura. As folhas deixadas embaixo do travesseiro induz a sonhos psíquicos. A folha pode ser trazida no bolso pra atrair boa fortuna.

G

Gardênia (Gardenia spp.)

Planeta: Lua

Elemento: Água

Use as flores para atrair amor.

Girassol (Helianthus annus)

Planeta: Sol Topo

Elemento: Fogo

Traz bênçãos do Sol em qualquer jardim no qual ele cresce.

Gerânio

Usado como óleo. Ajuda na concretização de desejos.

Gengibre

Usado como óleo, perfume, incenso e culinária. Poderoso filtro protetor.

Ginseng

Elixir da longa vida. Usado como sache, óleo, incenso, bálsamo e chá.
                 
H

Hera (Hedera spp)

Planeta: Saturno

Elemento: Água

Guarda e protege a casa, de quem possui essa planta.

Hortelã (Mentha piperata)

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso.

I

Iris (Iris florentina ou Íris germânica)

Planeta: Vênus

Elemento:Água

Usado em feitiços de amor, banhos e incensos. Planta consagrada a Osíris. Estimula a clarividência.

J

Jasmin (Jasminum officinale ou Jasminum odoratissimum)

Planeta: Júpiter

Elemento: Terra.

Usado em feitiços de amor.

Junípero (Juniperus communis)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

O ramo de junípero é usado para evitar acidentes. O grão seco tem a propriedade de atrair amor. Essa planta protege a casa contra roubo.

L

Laranja (Citrus sinesis)

Planeta: Sol

Elemento: Água

A casca seca de laranja é usada em feitiços de amor e fertilidade, e como incenso solar. É um símbolo tradicionalmente chinês de sorte e prosperidade.

Lavanda (Lavendula vera ou Lavendula officinale)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Usado em banhos ou como incenso para purificação. Jogar lavanda no fogo no solstício de verão é um tributo aos Deuses e também nos dá visão e inspiração. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização.

Louro (Lauris noblis)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Na Antiga Grécia as folhas de louro eram usadas para fazer coroas para os vitoriosos no atletismo ou nos concursos de poesia. As folhas podem ser queimadas ou mastigadas para induzir visões. Usado como amuleto para evitar as negatividades. As folhas deixadas em baixo do travesseiro induz a sonhos proféticos. Pode ser usado em rituais de proteção e purificação. Manter um pé de louro em casa protege todos os que moram nela de doenças.

M

Mandrágora (Mandragora officinarum) Topo

Planeta: Mercúrio

Elemento: Terra

Uma erva muito poderosa para proteger o Lar. A raiz pode ser usada para curar a impotência masculina. Pra carregar a mandrágora com seu poder pessoal, deixe-a em sua cama durante três dias durante a lua cheia. Usada para dar coragem.

Manjerona (Origanum majorana)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar.

Usado em feitiços de amor. Coloque um pedaço dessa erva em todos os cômodos da casa para ter proteção.

Margarida (Bellis perennis)

As margaridas estão associadas as celebrações da primavera e do verão: decorar a casa na noite do verão, traz felicidade para o lar e atrai as fadas.

Maçã (Pyrus malus)

Planeta:Vênus

Elemento: Água

Muito usada em feitiços de amor há milhares de anos. O suco da maçã pode substituir o vinho, quando for realizar um feitiço ou algum ritual. A madeira da macieira pode ser usada para fazer bastões, e utilizá-lo para realizar feitiços de amor.

Meimendro (Hyoscyamus niger)

Planeta: Saturno

Elemento: Água

Venenoso! Usado para atrair o amor de uma mulher. Também usado em adivinhação salpicando meimendro na água (srying).

Mirra (Commiphoria myrrha)

Planeta: Sol

Elemento: Água

Usado como incenso protetor e purificador. Também pode ser usado para consagrar instrumentos mágicos.

Murta (Myrica cerifera)

Planeta:Vênus

Elemento: Água

Sagrado para Vênus, é usado em feitiços de amor e de todos os tipos. Ter murta em casa atrai sorte. Use as folhas de murta para atrair o amor, e a madeira para preservar a juventude. Use a madeira para fazer encantamentos.

N

Noz (Juglans regia) Topo

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Use a noz em encantamentos para promover a fertilidade e fortalecer o coração.

Noz-moscada (Myristica fragrans)

Planeta: Júpiter

Elemento: Ar

Usado para reforçar a clarividência e prevenir reumatismo. Sonhar com nóz-moscada significa mudanças na vida do sonhador.
                   

O

Olíbano(Boswellia carterii)

Planeta: Sol

Elemento: Fogo

Seu perfume é muito poderoso para ajudar em meditações. Use como incenso para proteger.

Oliva (Olea europaea)

Sagrado para Atenas. É um símbolo de paz e prosperidade.

P

Patchouli (Pogostemon cablin ou Pogostemon patchouli)

Planeta: Sol Topo

Elemento: Terra

Erva afrodisíaca, também atrai amor.

Pimenta (Capsicum spp.)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Usado em feitiços de proteção

R

Rosa (Rosa spp.)

Planeta: Vênus

Elemento: Água

Beba um chá de rosas parar ter sonhos adivinhatórios, ou para melhorar a beleza. Usados como incenso ou em encantamentos, para dormir, atrair amor e curar. Sonhar com rosas significa, sucesso no amor, fortuna.

S

Sabugueiro(Sambucus canadensis)

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Os galhos podem ser usados para fazer varinhas mágicas.

Salgueiro (Salis alba)

Planeta: Lua

Elemento: Terra

Os bastões feitos com a madeira do salgueiro têm a propriedade de cura. O salgueiro traz bênçãos da Lua para aqueles que o tem em sua propriedade. O salgueiro pode ser usado para fazer a vassoura mágica.

Salsa (Carum petroselinum)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Ar

Na antiga Grécia e Roma era um símbolo de morte, e era usada nas coroas de flores em túmulos. Era sagrado para Perséfone e usado em ritos funerários.

Sálvia (Salvia officinalis)

Planeta: Júpiter

Elemento: Terra

Usado em encantamentos de cura e prosperidade. Promove a longevidade e saúde.

Samambaia

Planeta: Saturno

Elemento: Terra

É uma planta extremamente poderosa para a proteção da casa.

Sândalo (Santalum album)

Planeta: Lua

Elemento: Ar

Usado como incenso para purificar, curar e proteger.

Sangue de Dragão (Daemonorops draco ou Dracaena draco)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Usado em feitiços de amor e proteção. Um pedaço colocado debaixo da cama ajuda a curar a impotência. Carregue um pedaço com você para sempre ter sorte. Pode ser dissolvido e usado no banho para uma poderosa purificação. O sangue de dragão também é usado para fazer tinta mágica.

T

Tília (Tilia europaea)

Planeta: Júpiter

Associado ao amor conjugal e a longevidade.

Tomilho (Thymus vulgaris)

Planeta: Vênus

Elemento: Ar

Usado como incenso purificador, banhos mágicos de limpeza. Pode ser inalado para refrescar e renovar energia. Use para se defender contra negatividade. Traz inspiração e coragem.

Trevo (Trifolium spp.)

Planeta: Mercúrio

Associada a Deusa Tríplice. Usado em rituais de beleza e juventude. O trevo de quatro folhas, pode ser usado para ver fadas, curar doenças, e em feitiços de boa sorte. Sonhar com trevo significa fortuna principalmente para pessoas jovens.

U

Urtiga (Urtica dioica)

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Encha um pote com urtiga para mandar má vibrações e maldições de volta para quem te mandou. Usado em feitiços de proteção. Usado para dar coragem. Foi considerado como antídoto contra vários venenos.

V

Valeriana (Valeriana officinalis)

Planeta: Mercúrio

Elemento: Água

Esta erva é usada em feitiços de amor, e em banhos de purificação. Também pode ser usada como calmante.

Violeta (Viola tricolour)

Planeta: Vênus

Elemento:Ar

Misture com lavanda para um poderoso encantamento de amor. A compressa feita com violeta ajuda a curar a dor de cabeça. Sonhar com violetas significa mudanças para melhor. Violetas absorvem feitiços do mal. A fragrância acalma e limpa a mente.

Visco (Viscum album)

Planeta: Sol

Elemento: Ar



          

Usado com um amuleto protetor. O visco era muito estimado pelos druidas, que o usavam para se proteger do mal.

Your Garden will not green-grow
-if you do not water it properly-